Inscrições para Catequese

Criança: 06 anos a 12 anos
Publicado em 01/11/2021

Estimados Pais,

 

Que a Imaculada Conceição, nossa Padroeira, esteja sempre presente em sua vida!

Na preparação para o começo de mais um ano catequético me dirijo a vocês para partilhar quais são as nossas metas com a Catequese na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Catedral. A Catequese em uma paróquia, com frequência, se reduz apenas à uma preparação mais ou menos imediata para a Primeira Comunhão de nossas crianças. Muitos pais católicos, depois de batizar seus filhos, se preocupam que façam a primeira comunhão, porém frequentemente buscam onde os prepare o mais rápido possível. Isso precisa mudar!

catequese, de forma especial a das crianças, não é apenas para preparar para um sacramentoé para conhecer a vida e a Doutrina de Jesus e da Igreja a que pertencemos e aplica-las na própria vida. Por isso, não se deve reduzir a catequese somente aos sacramentos da Primeira Eucaristia e a Crisma.

Vida Cristã se estabelece a partir de um conjunto amplo de conhecimentos, em várias dimensões: o que devemos crer, o que devemos viver, a vida oracional e sacramental.

Para que isso seja possível, as crianças devem dar ao Senhor um dízimo de seu tempo escolar, duas horas por semana, para se preparar, de forma integral, com a Palavra de Deus e a Doutrina Cristã completa.

O princípio do dízimo do tempo é que, se as crianças vão à escola de Segunda a Sexta-feira, por vinte horas ou mais por semana para estudar Português, Matemática, História, Geografia, etc, preparando-se para o que passa, não deveriam dar, pelo menos um dízimo desse tempo, duas horas por semana, para se prepararem com a Palavra de Deus, para o que não passa? Se não nos dedicarmos a conhecermos bem as matérias escolares, não passamos no exame anual, porém, se não conhecermos e vivermos a Palavra de Deus, não passaremos no exame final da vida, com ressonâncias eternas.

 

Todo pai e mãe, assim como se preocupa em mandar seus filhos à escola, inclusive até à universidade, devem interessar-se de que seus filhos tenham o estudo, conhecimento, assimilação e cumprimento da Palavra de Deus e da Doutrina de Jesus, como Ele disse: “Façam discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a cumprir tudo o que

eu tenho mandado” (Mateus 28,19).

Queremos oferecer aos vossos filhos um itinerário que os leve a conhecer, amar e seguir Jesus Cristo de forma verdadeira. Por isso, irão receber o querigma (anúncio de Jesus Cristoe a catequese de forma mesclada. Os conteúdos serão doutrinais catequéticos, porém estarão impregnados de uma experiência querigmática que consiste em suscitar a conversão e a experiência de um Deus Vivo de acordo com a idade de cada criança.

Os Sacramentos serão dados de forma programada, a partir do nível de compreensão de cada criança. A Primeira Comunhão acontecerá por volta dos onze anos de idade para que a criança tenha uma maior compreensão do que está recebendo e do que deve viver.

preparação básica deseja que a criança conheça e experimente a Salvação em Jesus Cristo para poder viver os Mandamentos e assim acolher os Sacramentos de forma livre e consciente.

Evidentemente, isso implica, em primeiro lugar, uma parceria entre a Paróquia e os Pais que são os primeiros responsáveis pela Educação da Fé de seus filhosQueremos formar, nesta paróquia, os futuros adultos, sólidos católicos, com critérios e valores cristãos para viver novos modelos de vida de acordo com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A nossa Paróquia quer levar a sério a Catequese e os que a valorizam são bem-vindos aqui para recebê-la de forma integral. Tudo o que oferecemos tem uma fundamentação eclesiológica adequada de acordo com os Documentos da Igreja. Sendo assim, espero que o que foi explicado aqui seja compreendido e valorizado, gerando uma resposta positiva e favorável para que possamos trabalhar juntos na Educação da Fé das crianças em nossa Catedral.

Estamos insistindo na necessidade de que os pais ou responsáveis sejam ou se tornem paroquianos assíduos nas Missas e eventos da Catedral para que assim possamos gerar uma verdadeira comunidade de vida cristã.

Não tem sentido os pais frequentarem outra paróquia nos finais de semana (ou não frequentarem nenhuma) e a criança receber

 

apenas a catequese aqui na Catedral. O ideal neste caso é que se inscreva a criança naquela paróquia onde os pais já são acostumados a ir todos os domingos.

Este compromisso com a Catedral tem como meta que a criança conheça o padre, veja os catequistas na missa, encontre as demais crianças que estão na sua turma de catequese, enfim, que se construam vínculos verdadeiros e fortes a fim de se estabelecer a maturidade cristã que esperamos com a catequese

paroquial.

Para que isso seja possível, precisamos atualizar o nosso banco de dados quanto às informações de todas as crianças que estão frequentando ou querem frequentar a catequese em nossa Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Catedral.

Se você pai, mãe ou responsável pela criança, entendeu o que desejamos realizar em nossa paróquia faça a inscrição do seu filho (a) usando o link que acompanha esta carta. Após a inscrição iremos entrar em contato para passar os detalhes quanto à data, o horário e o (a) catequista da criança.

 

Atenciosamente em Cristo, Bom Pastor,

 

 

Pe. João Manoel Lopes

Pároco

 

 

Érica Alves de Freitas / Mara Beatriz Eckert Agnes

Coordenadoras da Catequese Infantil

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Praça da Imaculada Conceição, Centro, Formosa, GO - 73.801-300

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(61) 3631-4860

(61) 9 9914-4860

catedraldeformosa@gmail.com

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© CATEDRAL DIOCESANA N. SRA. DA IMACULADA CONCEIÇÃO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.