HISTÓRIA DO EJC
Padre Alfonso Pastore: “Se não é para ir para o céu, não vale a pena viver”. Alfonso Pastore nasceu em Soledade em 8 de novembro de 1932, gaúcho, o quinto de sete filhos dos fazendeiros José Pastore e Maria Ranzolin, de família católica muito religiosa e observadora. Recebendo influência de sua única irmã, que havia seguido uma vocação religiosa, aos 14 anos decidiu se tornar sacerdote, no qual teve a bênção incondicional de seus pais. Ingressou então no Seminário Camiliano de Iomerệ e dois anos depois foi para a Vila Pompeia, em São Paulo, para dar continuidade aos estudos.
Durante o noviciado, em Jaçanã, viveu com Pedro e Nancy, Moncau, casal precursor no Brasil do movimento de casais, criado pelo padre francês Henri Caffarel, denominado Equipes de Nossa Senhora (ENS); também foi influenciada por animadores do Movimento Família Cristã (MFC) em São Paulo. Ainda em São Paulo, após estudar filosofia e teologia, Alfonso Pastore foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1958.
Em abril de 1970 voltou ao reduto camiliano onde havia estudado na juventude, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. , onde continuou a sua dedicação à evangelização das famílias, criando mais grupos CFM e TEACH. Foi então que surgiu o ECC - Encontro de Casais com Cristo, da inquietação do Padre Alfonso, desejoso de atingir mais famílias e idealizado no formato ECC, o EJC (Encontro de Jovens com Cristo), o EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo ) e também o MAC (Movimento de Amizade com Cristo). Todas as faixas etárias dos jovens foram contempladas e nas três expressões, a busca pela inserção dos jovens e das famílias em geral nas atividades pastorais era uma constante. Padre Alfonso acreditava que a família era um agente de transformação social.
ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO (EJC)
“Sob as luzes e os horizontes que o próprio movimento ofereceu, há mais de 47 anos, apresenta um conjunto de histórias diversas que tecem a história do surgimento e da dispersão do Encontro da Juventude com Cristo .é necessário vincular a origem do movimento à vida e obra do Pastore, bem como ao Encontro dos Casais com Cristo, movimento pioneiro e organizado, desde as suas origens, detentor de um Documento Nacional, aprovado pelo CNBB e várias vezes revista Reconhecer a história de um movimento tão proliferante e admirado, com características únicas dentro de uma mesma diocese, é um caminho importante a ser percorrido como forma de preservar a essência, sem deixar de acolher todas as variantes do Encontro, no mesmo tempo em que se busca chegar a todos os jovens com o zelo missionário desejado em tantas ocasiões e reafirmado pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude 2012.
“Ide, sem medo, servir”.
⬇ Faça sua inscrição ⬇
(61) 3631-4860
(61) 9 9914-4860
catedraldeformosa@gmail.com